quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Uma passadinha em Chiloé


Continuando nosso roteiro!
O arquipélado de Chiloé (Chile) fica ao sul da região dos Lagos (de Puerto Varas)- Isla Grande é a maior ilha.

Mapa Chiloé*

O caminho de Puerto Varas até lá é o seguinte:

Cruzar o Canal de Chacao de balsa ( último ponto do continente- em Pargua) e chegar até Ancud, que é o primeiro vilarejo que encontramos na ilha. 

Balsa vista de outra balsa!

Pitoresca e pesqueira, essa pequena cidade abriga o Forte San Antônio, construído em 1770 e marco da Gerra de Independência do Chile contra os espanhóis.

Vista do Canal Ancud pelo mirante do Forte

Tudo é tranquilo, com casas de madeira coloridas e macieiras nas ruas (onde colher maçãs é obrigatório!)

Casas em Ancud

Grande parte da comida vem do mar. Peixes e mariscos, além das centollas que falei no post anterior, produtos da agricultura como batatas e folhas, ovinos, bovinos, suínos e aves....enfim, eles têm tudo por lá, de produção local.
Por isso é legal visitar um mercado pra ver a maioria dos produtos.

Mariscos secos no mercado de Ancud

Seguindo de Ancud, o trajeto é percorrer a natureza e as propriedades rurais pela estrada e chegar até uma praia no Pacífico na costa noroeste da Ilha.

Pra não se perder pelo curto tempo, e possível mau tempo ( lá chove muuuuito), é interessante contratar um guia local experiente, podendo ir de carro seguramente e somente admirar o visual!

Costa do Pacifico e as águas turbulentas!!!

De setembro a abril pode-se fazer o passeio a Puñihuil, de barco, e ver os pingüins de Humboldt e Magalhães nas ilhotas próximas.

Pinguins, flamingos e gaivotas!!*


Para um passeio de mais dias, Chiloé tem muito a ser explorado.

Desça até as cidades de Castro, a capital, Quellon, Conchi, Cucao e Dalcahue e visite as igrejas de madeira coloridas construídas pelos jesuítas há mais de 200 anos (algumas Patrimônio Mundial pela UNESCO); veja as palafitas ao longo da margem do Fiordo Castro; ou ainda vá até o Parque Nacional de Chiloé, na parte ocidental ou ao Parque Tantauco, ao sul para admirar a riqueza da fauna e flora locais!
Igrejas em Chiloé * 

Palafitas *


Parque Nacional Chiloé *
Curiosidades:


A Ilha é cheia de mitos e folclores. O mais famoso e falado é o Trauco. Uma criatura da floresta com pernas sem pés, que sai a procura de jovens virgens que, sem resistir à sua atração mágica, são engravidadas!!
El Trauco!!*


Assim, o Trauco às vezes é usado como explicação para uma gravidez indesejada, principalmente em mulheres solteiras; as pessoas assumem ser o Trauco o pai ausente. Isto isenta a mulher de culpa, porque o poder do Trauco é irresistível!!!!!!!


Alguma semelhança ao nosso Boto Rosa?!!


Prato típico: Curanto

É a tradição culinária mais importante de Chiloé. Consiste em mariscos e carnes cozidos ao vapor sobre pedras quentes, cobertos com as grandes folhas da nalca, tudo isso embaixo da terra. É acompanhado de chapaleles e milcao (tipo de pão), ou fritadas feitas de batatas.

Curanto*

Resenha útil: se chover, não desanime! Jaquetas impermeáveis e com capuz ajudam bastante! E no mesmo dia, em questão de horas, o tempo pode mudar de muito chuvoso pra super ensolarado!!!

PS: fotos com (*): sites da net; sem (*): acervo pessoal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário