quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Uma passadinha em Chiloé


Continuando nosso roteiro!
O arquipélado de Chiloé (Chile) fica ao sul da região dos Lagos (de Puerto Varas)- Isla Grande é a maior ilha.

Mapa Chiloé*

O caminho de Puerto Varas até lá é o seguinte:

Cruzar o Canal de Chacao de balsa ( último ponto do continente- em Pargua) e chegar até Ancud, que é o primeiro vilarejo que encontramos na ilha. 

Balsa vista de outra balsa!

Pitoresca e pesqueira, essa pequena cidade abriga o Forte San Antônio, construído em 1770 e marco da Gerra de Independência do Chile contra os espanhóis.

Vista do Canal Ancud pelo mirante do Forte

Tudo é tranquilo, com casas de madeira coloridas e macieiras nas ruas (onde colher maçãs é obrigatório!)

Casas em Ancud

Grande parte da comida vem do mar. Peixes e mariscos, além das centollas que falei no post anterior, produtos da agricultura como batatas e folhas, ovinos, bovinos, suínos e aves....enfim, eles têm tudo por lá, de produção local.
Por isso é legal visitar um mercado pra ver a maioria dos produtos.

Mariscos secos no mercado de Ancud

Seguindo de Ancud, o trajeto é percorrer a natureza e as propriedades rurais pela estrada e chegar até uma praia no Pacífico na costa noroeste da Ilha.

Pra não se perder pelo curto tempo, e possível mau tempo ( lá chove muuuuito), é interessante contratar um guia local experiente, podendo ir de carro seguramente e somente admirar o visual!

Costa do Pacifico e as águas turbulentas!!!

De setembro a abril pode-se fazer o passeio a Puñihuil, de barco, e ver os pingüins de Humboldt e Magalhães nas ilhotas próximas.

Pinguins, flamingos e gaivotas!!*


Para um passeio de mais dias, Chiloé tem muito a ser explorado.

Desça até as cidades de Castro, a capital, Quellon, Conchi, Cucao e Dalcahue e visite as igrejas de madeira coloridas construídas pelos jesuítas há mais de 200 anos (algumas Patrimônio Mundial pela UNESCO); veja as palafitas ao longo da margem do Fiordo Castro; ou ainda vá até o Parque Nacional de Chiloé, na parte ocidental ou ao Parque Tantauco, ao sul para admirar a riqueza da fauna e flora locais!
Igrejas em Chiloé * 

Palafitas *


Parque Nacional Chiloé *
Curiosidades:


A Ilha é cheia de mitos e folclores. O mais famoso e falado é o Trauco. Uma criatura da floresta com pernas sem pés, que sai a procura de jovens virgens que, sem resistir à sua atração mágica, são engravidadas!!
El Trauco!!*


Assim, o Trauco às vezes é usado como explicação para uma gravidez indesejada, principalmente em mulheres solteiras; as pessoas assumem ser o Trauco o pai ausente. Isto isenta a mulher de culpa, porque o poder do Trauco é irresistível!!!!!!!


Alguma semelhança ao nosso Boto Rosa?!!


Prato típico: Curanto

É a tradição culinária mais importante de Chiloé. Consiste em mariscos e carnes cozidos ao vapor sobre pedras quentes, cobertos com as grandes folhas da nalca, tudo isso embaixo da terra. É acompanhado de chapaleles e milcao (tipo de pão), ou fritadas feitas de batatas.

Curanto*

Resenha útil: se chover, não desanime! Jaquetas impermeáveis e com capuz ajudam bastante! E no mesmo dia, em questão de horas, o tempo pode mudar de muito chuvoso pra super ensolarado!!!

PS: fotos com (*): sites da net; sem (*): acervo pessoal!

domingo, 7 de outubro de 2012

Puerto Varas e arredores - Chile


Ah, esse vai ser legal!!!
Dedicado a casais que trabalham demais e não têm tempo de tirar muitos dias de férias e que quando encontram um feriadinho prolongado se aventuram por aí!!

Puerto Varas – Chile

Um charme! Está localizada cerca de 1100 Km ao Sul de Santiago, na região dos Lagos Andinos, com acesso a partir de Puerto Montt, onde tem o aeroporto. A cidade foi fundada por colonos alemães em 1854. 
As casas mais antigas são todas feitas de alerce, que é uma árvore nativa da região. A cidade ainda tem como plano de fundo o cartão postal do lago Llanquihue com seus vulcões.

 Igreja Sagrado Corazón de Jesús/ Vulcao Osorno/ Lago Llanquihue*
Vista Baía Puerto Varas*

Taí uma sugestão de roteiro de 2 dias!!

D1- Sair cedinho e percorrer os 185 km ao redor do lago Llanquihue (de carro!!) e parar nos pontos de interesse. É um belíssimo passeio pelas regiões rurais, propriedades (que não são grandes), campos, criações de gado, ovinos e suínos, plantações auto-suficientes!


mapa*



Aliás……Puerto Varas está encravada na maior região produtora de salmão “in natura” do Chile.

Pausa para a primeira curiosidade!!

Salmão! *


A cor real da carne do salmão varia de quase branca a vermelha profunda, dependendo dos níveis de carotenóides que obtêm do krill e do camarão que se alimentam no seu meio natural.
Nos salmões criados em cativeiro, lhes é administrado artificialmente algum corante na comida (astaxantina) para a carne ficar daquela cor!!!

Extração Salmão Lago Llanquihue

Primeira parada: Frutillar (cerca de 30 minutos de carro, saindo de Puerto Varas).

Ela possui a maior população de descendência alemã da região. A economia local, além da criação de salmão, baseia-se também em uma alta produção de algas, para a retirada da matéria prima proagar, destinada a exportação.




Pier Frutillar*



Teatro del Lago

Esse Teatro recebe o festival de música clássica todo final de janeiro, com duração de 2 semanas. Durante todo o ano apresenta Concertos e é considerado o maior teatro do Chile e o de melhor acústica em toda América Latina!

Segunda Parada: Puerto Octay.

Na verdade é mais uma passada, não uma parada!!! A cidade é bem pequenina, uma voltinha é suficiente para apreciar a vista do lago por cima!

Terceira Parada: Vulcão Osorno.

Na base do vulcão temos o centro de Ski e Montaña Osorno. 
A estação conta com um excelente mirante com vista ao lago e ao vulcão Cabulco além de opções para tirolesa e trekking.

Claro que o passeio vai depender do tempo e da época!


Coletar pedras vulcânica no caminho é divertido; além das pedras pomes, que são fruto das cinzas do vulcão em erupção condensadas (conculímos: chuva de pedra!)


Vulcão Osorno- ski*

Quarta Parada: Saltos de Petrouhe e Lago de Todos os Santos.

Estes e o vulcão Osorno pertencem ao território do Parque Nacional Vicente Pérez Gonzales.
A expectativa é de ver as águas nessa cor incrível (verde-esmeralda-azulada, sei lá!) que é a cor de uma água de origem glacial.


Saltos de Petrouhé*



Pode acontecer, se tiver chuva por perto, o que chamam de "avalanche"!! Bem, desce terra ( muuuita) de cima do vulcão e vai até o rio Petrouhé. Aí, essas águas azuis vão ficar assim: 


Os mesmos Saltos de Petrouhé!




Sem desespero por ver as águas azuis.....ao chegar no Lago de Todos os Santos (que por sinal é de onde partem as excursões "Cruce de Lagos"até Bariloche), teremos essa vista.......


Lago de Todos os Santos


De volta no final da tarde a Puerto Varas:

Dica: Passear pela cidade ( que é pequenina) e jantar num ótimo restaurante, curtindo um vinho chileno ou (como me é preferido) um delicioso pisco sour!!
Ah! A cidade tem um Cassino também! Porém melhor aproveitar a culinária!

Sugestão:

Fogon Las Buenas Brasas -  http://www.lbb.cl/lbb/

Tentação do menu:




Os "Locos"são mariscos pescados em algumas regiões da costa do pacífico sul.

As Centollas são grandes crustáceos pescados em águas frias e de alta profundidade. Existem mais de 40 espécies ao redor do planeta (no hemisfério norte são chamados de king crabs!). Na América do Sul são encontrados em regiões da Patagônia Chilena e Argentina, olha:


Área de pesca Centolla *


A seguir o D2 (segundo dia de passeio): Ilha de Chilloé!!

PS: as fotos com (*) foram colhidas na net.