e o Fantasma da Ópera
Como eu falei aqui, isso merece uma atenção especial! ;)
A Ópera Garnier ou Palais Garnier foi construída de 1862 a 1875 na cidade de Paris, com projeto do arquiteto Charles Garnier, em estilo neobarroco, para Napoleão III.
A Ópera Garnier ou Palais Garnier foi construída de 1862 a 1875 na cidade de Paris, com projeto do arquiteto Charles Garnier, em estilo neobarroco, para Napoleão III.
Ópera Garnier * |
O palácio era comumente chamado apenas de Ópera de Paris mas, após a inauguração da Ópera da Bastilha, em 1989, passou a ser chamado Ópera Garnier. Os dois teatros, portanto, abrigam hoje a Ópera Nacional de Paris, fundada por Luis XIV em 1669, que já foi hospedada anteriormente por 13 teatros.
Ópera da Bastilha * |
A sua construção sofreu inúmeros contratempos, incluindo a Guerra Franco-Prussiana, a queda do Império Francês e a Comuna de Paris. Outro problema foi o próprio terreno, extremamente pantanoso.
Dizia-se que ali existia um lago subterrâneo alimentado pelo rio Grange-Batelière, que foi explorado por Gaston Leroux em seu romance O Fantasma da Ópera. Na realidade o rio corre um pouco mais longe...
A inauguração foi em 15 de janeiro de 1875, com a representação da ópera A Judia, de Halévy, e trechos de Os Huguenotes, de Giacomo Meyerbeer.
A escadaria principal * |
O prédio é ornamentado e ricamente decorado, com frisos de mármore multicolorido, colunas e muitas estátuas.
Por fora * |
O interior é também muito rico, com veludos, superfícies folheadas a ouro, querubins e ninfas.
Interior * |
Interior * |
Adoro as esculturas! * |
Interior * |
O candelabro central do salão principal pesa mais de seis toneladas.
É lá que o Ballet da Ópera de Paris, a mais antiga companhia de ballet do mundo, realiza suas apresentações oficiais desde 1875. Os espetáculos de ópera costumam se apresentar na Ópera Bastille.
On stage em dez/2010 * |
"O Fantasma da Ópera"- inicialmente livro de Gaston Leroux e depois filme e teatro musical - tem seu enredo ocorrendo dentro da Ópera Garnier.
Ele morava nos subterrâneos da Ópera e apaixonou-se por uma bailarina da companhia de Ballet e também soprano, Christine.
O musical é de autoria do nosso amado Andrew Lloyd Webber (!) e comemorou em Londres no ano passado (2011) 25 anos de sucesso da produção! As fotos abaixo eu fiz na noite do espetáculo!!
25th anniversary, Londres out/2011 * |
Sarah Brightman, Ramin Karimloo, Colm Wilkinson e Peter Joback * |
O musical estreiou no Her Majesty's Theatre em Londres em 9 de Outubro de 1986, com o elenco composto por Michael Crawford no papel principal, Sarah Brightman como Christine e Steve Barton como Raoul. Dois anos mais tarde ele estreiava na Broadway, NY.
É o musical com maior tempo de exibição da história, tendo ganho mais de 50 grandes prêmios do teatro e teve, inclusive, sua temporada brilhante no Brasil, no teatro Abril, em São Paulo com Saulo Vasconcelos como O Fantasma e Nando Prado como Raoul.
Ahhh sim...box 5!
Este era o camarote que o Fantasma exigia que ficasse disponível para ele assistir às óperas ( na Ópera Garnier)!
#5 * |
Como não poderia faltar: O degagé !! ( quase congelado porque tava muuito friooo!!)
E fica a dica:
Uma suuuper aquisição: The Phantom of the Opera, no Royal Albert Hall em DVD e blu-ray! Pra guardar pra sempre!
Fotos (*): acervo, demais: net
HUMMMMMM... amei Sá!!! Ainda é meu musical predileto... lindo demais!
ResponderExcluirhummmmm.... amei Sá!! esse foi o meu musical predileto até hoje... o cenário, a música, a produção... impactante!
ResponderExcluirÉ mesmo de arrasar! Pra mim ainda nenhum ganhou!!
ExcluirSuper interessante.... adorei as fotos... um dia vamos viajar juntas... Beijos
ResponderExcluirCarol
Ja temos que programar amiga! beijos
Excluir