sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Venice, Veneza, Venezia

Linda, romântica e lotada de turistas!



Pra ficar por dentro:

Veneza fica localizada numa lagoa do Mar Adriático, a lagoa de Veneza, e seu centro histórico (principal núcleo da cidade) é constituído por um conjunto de ilhas no centro da lagoa.

Vista aérea Veneza *


Passeio pelos canais #


São 118 ilhas sobre as quais foi construída a cidade de Veneza e ela é então mundialmente famosa pelos seus 177 canais. São 400 pontes que interligam as ilhas. O terreno sobre o qual se ergue Veneza fez com que idéias engenhosas permitissem a construção de edifícios e espaços públicos sobre fundações muito difíceis.


Sobre as águas #



Canal #


Veneza é praticamente uma zona sem carros, por ser construída sobre a água. O barco clássico veneziano é a gôndola, que agora é mais utilizado por turistas pois a maioria dos venezianos viaja em barcos motorizados (vaporetti). Estes fazem viagens regulares ao longo das rotas principais dos canais da cidade e entre ilhas.


Cantores para turistas nas gôndolas (e vinho!!) #


Vaporetti *

Os visitantes podem ainda tomar os barcos-táxis entre as áreas da cidade.

O centro da cidade segue uma tradição de divisão em bairros chamados sestieri (plural de sestiere).


A divisão em Sestieri *



Veneza é na atualidade uma cidade de artes por excelência, devendo a sua fama mundial à simples condição de ser uma cidade construída sobre a água, com canais em vez de ruas.

Vista de um Vaporetti #



Para conhecer (o básico!!):


Praça de São Marcos 

O espaço aberto está dominada pelo Basílica de São Marcos, o Palácio Ducal de Veneza e o Campanário da Basílica que se ergue a um lado da praça.


Basílica de São Marcos #


Palácio Ducal de Veneza #

Campanário ao fundo #


A Praça de São Marcos é o lugar mais baixo de Veneza, e quando a água sobe no Mar Adriático por tempestades ou excesso de chuva é o primeiro sítio a inundar-se. 

A água drena diretamente para o Grande Canal, o que é ideal quando chove, mas quando a maré sobe (em italiano, diz-se acqua alta) tem o efeito inverso, e a água do canal escoa para a praça (geralmente isso ocorre do final de outubro até o início do ano seguinte).


A praça inundada! *

Torre do Relógio: Construída no final do século XV, mostra as fases da lua e os signos do zodíaco.


Torre do Relógio #



Daí tem que se perder pelas ruelas caminhando!

Ponte dos suspiros é uma ponte famosa de Veneza, situado perto da Praça de São Marcos que liga o Palácio Ducal às Prigioni Nove, o primeiro edifício no mundo construído para ser uma prisão.


Ponte dos Suspiros *


Conhecido em todo o mundo, fotografado pelos turistas provenientes de todos os lugares, lhe foi atribuído esse nome porque a lenda diz que, em tempos remotos, os prisioneiros (atravessando-a) suspiravam na ocasião de ver pela última vez o mundo externo.

Nada de suspiro romântico portanto ao pé da letra!!

Existe uma cópia da Ponte dos Suspiros em Oxford, na Inglaterra (mostrei aqui!). Eu bem acho que ela se parece mais com a Ponte Rialto!

Ponte de Rialto é a ponte em arco mais antiga e mais famosa sobre o Grande Canal.  Ela foi formalmente a única ligação permanente entre os dois lados do Grande Canal, até abrirem as restantes travessias.



Ponte Rialto *
Lá no fundo! #


Museu Guggenheim 
Abriga trabalhos de artistas modernistas americanos e futuristas italianos, principalmente.


Guggenheim *




Ilha de Murano 

Na verdade é um arquipélago de sete ilhas na Lagoa de Veneza.
Em 1291, os cristaleiros de Veneza foram obrigados a mudar-se a Murano devido ao risco de incêndio, já que maioria dos edifícios de Veneza eram construídos em madeira.
Famosa portanto pelos seus trabalhos em vidro, as peças de murano são outros must have de Veneza!


Fabricação do murano #



Mas o que me marca Veneza principalmente, além das gôndolas pelos canais e as belas peças em murano são as belíssimas máscaras que hoje representam a arte do artesanato local e fonte do comércio.




No entanto, a história delas é bem bacana....

Todos já ouvimos sobre o Carnaval de Veneza

Ele surgiu lá pelo século XVII quando a nobreza usava as máscaras para se disfarçar e participar dos bailes do povo.




A festa tem duração de 10 dias e os personagens mascarados que fazem  parte do carnaval veneziano têm sua origem no gênero teatral da Commedia dell’arte,  nascido na Itália no final do século XVI.

Era um teatro improvisado cujas apresentações eram feitas pelas ruas e praças públicas com personagens fixos, representados por atores mascarados. Daí, cada máscara relaciona-se a um personagem específico.

Olha só:

Pantalone









Representa o conservadorismo hipócrita da sociedade, o dinheiro e o ego. É avarento e de caráter libidinoso. Ele tradicionalmente usa um tapa-sexo grande para fazer propaganda de sua virilidade, que todos ao seu redor sabem que é muito grande!!

Briguela






É o servo da Commedia dell’arte. Golpista inveterado e mentiroso. Astuto, engenhoso, é a figura que pode ser leal ou trair os patrões. É o responsável pela música e pela dança; seu objeto de cena é o violão.


Columbina





Serva ou empregada de alguma dama e é caracterizada como uma moça linda e inteligente, de humor rápido e irônico, sempre envolvida em intrigas e fofocas, apaixonada por Arlequim, e amada em segredo pelo romântico Pierrot.

Arlequim





Pouco inteligente, muito trapalhão e de grande agilidade física! Sua função no início se restringia a divertir o público durante os intervalos dos espetáculos.

Pierrot





Palhaço triste, apaixonado pela Colombina, que inevitavelmente lhe parte o coração e o deixa pelo Arlequim. Ingênuo, visto como bobo e lunático! 


Existem outros personagens e as máscaras a gente encontra por toda Veneza, dos diferentes tipos e preços!!

E aproveitando a deixa...Um bom Carnaval que está por vir!!


Fotos: (#) acervo; (*) net




Nenhum comentário:

Postar um comentário